Saltar para o conteúdo principal da página

Cottonanswer - Expansão mundial através de produtos de design disruptivo

6 de Fevereiro 2024 | Notícias

O testemunho de António Santos, Administrador da Cottonanswer, e responsável pelo projeto “World expansion through disruptive design products”:

“A Cottonanswer tem como atividade principal a confeção de vestuário interior, (CAE principal 14140) e detém ainda como atividades secundárias o branqueamento e tingimento, e confeção de outro vestuário exterior em série. Constituiu-se com uma sociedade anónima em 26.02.2013, com capital de 200.000€.

Como estratégia de implantação, opta por incorporar uma antiga empresa têxtil (Texmin-Têxteis do Minho, SA), adquirindo as instalações e equipamentos e, sobretudo, convertendo os recursos humanos em seus ativos. Em 2014 contava já com 148 postos de trabalho.

É uma empresa têxtil verticalizada, ou seja, agrega dentro de portas grande parte do processo produtivo, desde tinturaria e acabamento; o design/corte e confeção; o embalamento e a expedição. Esta verticalização permite: um maior controlo do próprio processo produtivo; um maior controlo de qualidade e cumprimento de prazos no cliente; uma maior/melhor orientação para acrescer valor ao produto.

Desde o início da sua atividade é uma empresa de referência da região e fortemente exportadora, fruto de uma estratégia de investimento e inovação, ao longo de todo o processo produtivo.
Os bons desempenhos económicos e a solidez financeira, têm-lhe valido ao longo dos anos distinções PME Líder e Excelência.

Tendo partido em 2014 com menos de 12 milhões em Vendas, fechou o exercício de 2023 com um Volume de Negócios superior a 23 milhões de euros.
Este crescimento tem sido suportado, em termos organizacionais e tecnológicos, por investimentos continuados de forma a manter a atualidade e responder com os mais elevados padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade. Estes investimentos também têm sido sustentados por linhas de apoio, designadamente o PT2020 e PRR.

Relativamente ao PT2020, foi especialmente relevante o Projeto de Inovação Produtiva “COTTONANSWER – World expansion through disruptive design products”, cofinanciado pelo COMPETE 2020. Permitiu progredir ao nível da Inovação de produtos e processos, reforçando a sua capacidade de diferenciação assente em elevados parâmetros de qualidade, e, portanto, capacidade de resposta às necessidades dos clientes mais exigentes. Foi encerrado com uma taxa de realização de 100%.
Foi um projeto que tocando todas as áreas que constituem a cadeia de valor da empresa, contribuiu decisivamente para o alavancar do Volume de Vendas.

Na realidade, as intervenções do projeto incluíram a Infraestrutura Física e Áreas Tecnologicamente Relevantes, desde a Conceção de Produto (laboratório e cocriação de amostras), passando pela Tinturaria (jets), Acabamento (ramula), Logística Interna (distribuição de produtos químicos), Sustentabilidade (gestão de água e racionalização energética), Digitalização (corte e confeção), até à Qualificação dos colaboradores (formação).

A Cottonanswer, através dos equipamentos adquiridos neste projeto, reforçou a capacidade do seu parque produtivo e tecnológico, introduzindo na sua atividade a produção de novos e diferenciados produtos. Passou a apresentar novos artigos de vestuário e novos serviços de tinturaria, sob novos substratos e com novos acabamentos, que eram impossíveis até ao momento.
Por outro lado, estes equipamentos permitiram reforçar a flexibilidade de resposta às exigências do mercado internacional.

A parceria com o IAPMEI na concretização deste projeto foi reconhecidamente construtiva. Desde a aprovação, realizada dentro do prazo previsto, bem assim como ao longo da execução. Foram obtidas respostas às questões dirigidas sem causar constrangimentos e atendidas as necessidades de ajustamento ao investimento que naturalmente se impõem num projeto com estas características, sobretudo face aos desafios colocados pelos mercados.

A Cottonanswer, está a preparar o novo ciclo de investimento para dar resposta à nova etapa estratégica de desenvolvimento. Contando de novo com o apoio do IAPMEI, está a preparar uma candidatura ao Inovação Produtiva PT 2030 a apresentar na próxima janela de avisos.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto “COTTONANSWER – World expansion through disruptive design products” foi promovido pela COTTONANSWER, S.A e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 3,9 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.

Última atualização a 6 de Fevereiro 2024

A carregar...