Saltar para o conteúdo principal da página

Eficiência e inovação no centro da estratégia da Tensai

Um investimento estratégico que reforça a capacidade produtiva e coloca a inovação no centro da estratégia da Tensai.

22 de Setembro 2025 | Notícias

A Tensai Indústria está a atravessar uma fase de transformação marcante. Com o apoio do COMPETE 2030, a empresa de Estarreja lança a operação TENSAI COMPETE 4.0 + Eficiência operacional + Capacidade + Inovação, um investimento que promete modernizar processos, reforçar a capacidade produtiva e abrir caminho a novas soluções no mercado. 

Angela Correia, Diretora de Qualidade e responsável pelo projeto, resume bem o espírito desta mudança: “Com o apoio do COMPETE 2030 a nossa empresa está a concretizar um conjunto de investimentos que reforçam a eficiência produtiva, aumentam a capacidade instalada e aceleram a inovação tecnológica. Graças ao conjunto de investimentos em curso a Tensai dá um passo decisivo na sua estratégia de crescimento e modernização.” 

Entre as várias frentes em curso, destaca-se a construção de um novo pavilhão para a unidade de plásticos, que vai permitir expandir a produção de mobiliário em plástico e dar mais flexibilidade à fábrica. Como explica a responsável, “um dos eixos centrais do projeto é a construção de um novo pavilhão para a unidade de plásticos, que permitirá alavancar a produção e reforçar a área de negócios do mobiliário em plástico. O objetivo é aumentar os volumes produzidos, introduzir maior flexibilidade e modernizar os processos através da incorporação de tecnologias avançadas, criando condições para crescer em novos produtos, mercados e áreas de negócio.” 

A aposta vai muito além da expansão física. A inovação tecnológica assume um papel central, com a introdução de ferramentas digitais e soluções avançadas. “O projeto contempla também a introdução de novas tecnologias, nomeadamente a capacitação interna para integração de soluções de impressão digital na personalização de produtos, a robotização de processos-chave e a digitalização integrada dos fluxos produtivos e logísticos. Estes investimentos permitirão maior precisão, rapidez e controlo, ao mesmo tempo que reduzem desperdícios e reforçam a sustentabilidade.” 

Outro dos pontos fortes da operação é o reforço da área de frio profissional, que representa um segmento estratégico para a Tensai. Nas palavras de Angela Correia, “está igualmente previsto o reforço da área dedicada aos equipamentos profissionais. Esta transformação permitirá diversificar a oferta da empresa e reforçar a presença em segmentos de maior valor acrescentado. A nova área de produção, concebida de raiz, garantirá um aumento muito substancial da capacidade produtiva e um maior controlo e eficiência nos processos através de um fluxo de trabalho mais eficiente, flexível e escalável.” 

Para a empresa, os resultados esperados são claros: ganhar mais força no mercado internacional, responder melhor às exigências dos clientes e consolidar-se como referência no setor. Como conclui Angela Correia, “o apoio do COMPETE 2030 tem sido determinante para concretizar a visão da Tensai de modernizar a sua estrutura produtiva, diversificar a oferta e reforçar de forma sustentável a capacidade industrial. Com esta aposta, a empresa reafirma o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a criação de valor, consolidando o seu posicionamento como referência no setor.” 

Tensai | Website

A carregar...