Saltar para o conteúdo principal da página

Setor Automóvel Português Impulsiona Internacionalização com o COMPETE 2030

9 de Abril 2024 | Notícias

A MOBINOV, Associação do Cluster Automóvel, está a promover o RAPID – Rede Automóvel PME – Internacionalização mais Digital, um projeto enquadrado no sistema de incentivos às Empresas – Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos, com o apoio do COMPETE 2030, que propõe alavancar o crescimento do cluster automóvel português, por via de uma estratégia de internacionalização conjunta para aumentar a notoriedade das pequenas e médias empresas do sector e, consequentemente, a sua capacidade exportadora e a competitividade do sector. 

A estratégia definida integra a participação em feiras e eventos internacionais, bem como outros encontros estratégicos que fomentem a notoriedade do setor automóvel nacional junto da indústria internacional, atraindo potenciais parceiros e investidores.

Para Jorge Rosa, Presidente da Mobinov – Cluster Automóvel, “este é mais um projeto de grande valor para a o setor automóvel, que nos permitirá continuar a reforçar a nossa presença junto dos players internacionais. Este é um setor com um peso relevante na nossa economia e que tem assistido a rápidas mudanças, pelo que precisamos de estar junto dos nossos parceiros e concorrentes para podermos continuar a ser relevantes, espelhar a nossa inovação e acompanharmos o que de melhor se faz nesta área”. 

Cluster da Indústria Automóvel exporta 99% do seu volume de negócios 

Este é setor estratégico em Portugal, com um impacto direto de 16,7 mil milhões de euros e que representa 23% das exportações de bens transacionáveis e 2,4% do PIB nacional. 

Nos últimos anos tem sido marcado por desafios como a transição digital, as mudanças no futuro da mobilidade e a adaptação às novas tendências de mercado e exigências dos consumidores. 

Tecnologias de Informação e Comunicação ainda marcam inovação no setor automóvel 

A internacionalização do setor automóvel português está também ligada à inovação nas tecnologias de informação e comunicação, uma área sensível para a produção e para os consumidores. As empresas portuguesas do setor automóvel têm reforçado a aposta na tecnologia para se tornarem mais competitivas no mercado global, com destaque para as mudanças na indústria 4.0 para uma resposta assertiva aos desafios de eficiência e produtividade com e através da internet das Coisas (IoT), da inteligência artificial e da robótica. 

Última atualização a 12 de Abril 2024

Artigos relacionados

16 de Maio 2024 Notícias

COMPETE 2030 apoia o Design Commit '24

O Presidente da Comissão Diretiva, Nuno Mangas, participará como orador no painel "Synergy and Strategy: Pioneering Innovation Through Design and Industry for Future Growth", agendado para o dia 20 de maio, às 12h30, no Fórum Altice, em Braga.

A carregar...