Saltar para o conteúdo principal da página

PROFITEX: Inovação no interior automóvel

19 de Março 2024 | Notícias

O projeto responde às necessidades emergentes de segurança, saúde e conforto no interior dos automóveis, proporcionando soluções inovadoras e funcionais para os novos conceitos de veículos.

O projeto PROFITEX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foca-se em duas linhas estratégicas para avanços tecnológicos no interior dos automóveis.

A primeira linha aborda o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de sensores para tecidos condutores. Estes tecidos serão integrados nos assentos dos veículos para detetar ocupação, relaxamento posicional e postura dos passageiros. A conectividade digital do veículo será adaptada para gerir a informação sobre os passageiros, aumentando assim a segurança dos ocupantes.

Na segunda linha, o projeto visa a criação de tecidos de cuidados de saúde para o interior do automóvel. Estes tecidos terão propriedades antivirais, termorreguladoras, anti-odor e de fácil limpeza, visando melhorar a saúde, segurança e conforto dos passageiros. Pretende-se que estes tecidos sejam utilizados em vários componentes do interior do veículo, como bancos, pilares, painéis de portas e tetos.

Este projeto veio, assim, satisfazer as crescentes exigências de segurança, saúde e conforto no habitáculo dos automóveis, oferecendo soluções inovadoras e práticas para os novos conceitos de veículos.

Testemunho de Carlos Marques, Research Engineer no Systems Engineering Group no INL

“No âmbito do projeto PROFITEX, o programa COMPETE 2020 promoveu e suportou a colaboração entre o meio da investigação e a indústria, nomeadamente entre o INL e o grupo COPO Têxtil, especializado em têxteis técnicos.

O projeto consistiu em dotar um sistema de aquecimento para assentos de automóvel preexistente com a capacidade de monitorização de ocupantes, recorrendo a soluções flexíveis têxteis. O sistema resultante não só deteta a presença de um ocupante, como também deteta variações da postura deste. Tratando-se essencialmente de um projeto de engenharia, deu origem a um potencial produto industrial, de TRL elevado.

A propriedade intelectual gerada pelo INL encontra-se em fase de proteção, tendo-se procedido à submissão de uma patente para o efeito. Espera-se agora explorar os resultados do projeto, tendo em vista a valorização económica do conhecimento técnico-científico gerado.”

Apoio do COMPETE 2020

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção, o projeto PROFITEX envolveu um investimento elegível de 733 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 425 mil euros.

Links Úteis

Website do projeto PROFITEX

Vídeo do projeto PROFITEX

Website INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

Website Grupo COPO Têxtil

Última atualização a 19 de Março 2024

Artigos relacionados

A carregar...