Saltar para o conteúdo principal da página

Nautilus soluções inteligentes para a educação digital

A Nautilus reforça a capacidade produtiva e tecnológica para transformar inovação em soluções educativas escaláveis.

22 de Setembro 2025 | Notícias

A Nautilus, empresa com forte tradição no desenvolvimento de mobiliário e equipamentos escolares, está a dar um novo passo na sua trajetória de inovação com a operação “NAUTILUS – Industrialização do Classroom 4.0 e Digital Lab”, apoiada pelo COMPETE 2030. Este projeto representa a transição de conceitos pioneiros para a escala industrial, reforçando simultaneamente a capacidade produtiva, a integração tecnológica e a sustentabilidade ambiental da empresa. 

Do conceito à industrialização 

A operação nasce da necessidade de responder às exigências acrescidas decorrentes de dois projetos de I&D já desenvolvidos pela Nautilus: o Classroom 4.0 e o Digital Lab. 

  • O Classroom 4.0 consiste na criação de uma sala de aula do futuro, equipada com mobiliário funcional, ergonómico e sensorizado, capaz de monitorizar em tempo real parâmetros ambientais (temperatura, ruído, humidade) e dados biométricos dos alunos, permitindo ajustes automáticos e alertas ao professor. 
  • O Digital Lab visa desenvolver espaços de aprendizagem vocacionados para tecnologias de informação e multimédia, privilegiando o trabalho colaborativo e experimental em áreas como programação, captura e edição de imagem e som, ou criação de conteúdos digitais. 

Como refere Vítor Barbosa, Diretor Geral da Nautilus: 
“O projeto NAUTILUS – Industrialização do Classroom 4.0 e Digital Lab marca um momento estratégico na evolução da Nautilus, permitindo-nos transformar conceitos inovadores em soluções escaláveis e prontas para o mercado. Este projeto visa responder aos desafios atuais da educação, através do desenvolvimento de equipamentos inteligentes que promovem uma aprendizagem mais dinâmica, colaborativa e alinhada com as exigências da transformação digital.” 

Inovação tecnológica e reforço produtivo 

Para dar corpo a estes conceitos, a Nautilus está a reforçar várias áreas industriais: carpintaria/marcenaria, metalomecânica, injeção de plásticos e montagem. Entre os investimentos previstos destacam-se: 

  • A instalação de uma Linha de Melaminas, que permitirá otimizar a produção de componentes em madeira com maior eficiência energética; 
  • A criação de uma Linha de Estofos, que internaliza processos antes subcontratados e permite incorporar sensores e componentes tecnológicos com maior controlo de qualidade; 
  • O reforço do corte laser e da injeção de plásticos, essenciais para novos produtos inovadores, mais resistentes e seguros para os utilizadores 

Educação, sustentabilidade e internacionalização 

Este projeto não só melhora a pegada ambiental da empresa, reduzindo consumos energéticos e otimizando recursos, como também posiciona a Nautilus na vanguarda da educação digital e sustentável. 

Nas palavras de Vítor Barbosa: 
“O apoio do COMPETE 2030 tem sido determinante para acelerar a industrialização das nossas soluções, reforçando a nossa capacidade de inovação e competitividade. Este incentivo tem-nos permitido investir em tecnologia, processos e talento, essenciais para concretizar a nossa visão e projetar a Nautilus como um parceiro de referência no setor educacional, tanto a nível nacional como internacional.” 

Um futuro de salas de aula inteligentes 

Com esta operação, a Nautilus reforça a sua missão de criar soluções que unem conforto, tecnologia e inovação ao serviço da educação. O Classroom 4.0 e o Digital Lab são mais do que projetos industriais: são passos concretos para transformar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais interativa, eficiente e adaptada às exigências da sociedade digital. 

Website da Nautilus 

A carregar...