Saltar para o conteúdo principal da página

Fileira Casa Portuguesa reforça presença internacional com apoio do COMPETE 2030 

APIMA coloca no mundo o design e a qualidade do Made in Portugal.

8 de Outubro 2025 | Notícias

Empresas nacionais marcam posição em feiras e plataformas globais com o projeto “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, promovido pela APIMA e cofinanciado pelo COMPETE 2030. 

A Fileira Casa Portuguesa está a reforçar a sua presença além-fronteiras através de uma estratégia coletiva de promoção e internacionalização. A operação “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, dinamizada pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins e cofinanciada pelo COMPETE 2030, aposta em ações que colocam o design e a qualidade nacional no centro das atenções internacionais. 

Design português em destaque nos grandes palcos internacionais 

O projeto integra 14 ações de promoção, com foco em feiras e eventos de referência mundial. Entre elas, destacam-se a Maison & Objet e a Equiphotel em Paris, a Habitat Valencia, o Design Downtown Dubai e a Independent Hotel Show Miami. Também estão previstas participações em plataformas digitais globais, campanhas de comunicação internacional e o reforço da presença online através de marketplaces como o Archiproducts, o MOM ou o 1stDibbs. 

A APIMA aposta ainda na APP Portuguese Furniture, uma ferramenta interativa que aproxima compradores internacionais das empresas portuguesas e facilita o contacto durante as feiras. 

Uma estratégia coesa e sustentável de promoção do “Made in Portugal” 

Segundo Gualter Morgado, Executive Director da APIMA, “Os projetos de internacionalização são um instrumento absolutamente decisivo de promoção da produção nacional. As ações coletivas permitem divulgar e promover o design e a qualidade do ‘Made in Portugal’, mostrando a complementaridade dos produtos e a diversidade da oferta nacional da Fileira Casa.” 

O responsável sublinha ainda que “a sinergia com o COMPETE 2030 traduz-se num enorme valor acrescentado para a Fileira Casa Portuguesa, através de uma estratégia ambiciosa, coesa e sustentada de diversificação e aposta em mercados estratégicos, usando as plataformas globais de algumas feiras internacionais como em Paris, Valência e Seul, e eventos especializados em Los Angeles e Toronto.” 

Resultados que reforçam o peso internacional do setor 

Os resultados são expressivos. A Fileira Casa Portuguesa tem registado um crescimento contínuo nas exportações, com novas oportunidades em mercados de elevado potencial. “Os projetos de internacionalização ajudaram o setor a mais que duplicar as exportações nos últimos 10 anos”, refere Gualter Morgado. 

A APIMA planeia ainda ações de disseminação e partilha de resultados, incluindo webinars e sessões presenciais em vários municípios. O objetivo é promover boas práticas, inspirar outras fileiras e consolidar o papel da Fileira Casa Portuguesa como um exemplo de sucesso na internacionalização apoiada pelo COMPETE 2030. 

Website | APIMA

A carregar...