APIMA fortalece internacionalização da Fileira Casa Portuguesa
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins está a apostar numa nova operação de “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, cofinanciada pelo COMPETE 2030, para apoiar as empresas da Fileira Casa a ganharem relevo e expansão internacional.
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), foi criada em 1984, com sede no Porto, e tem como missão promover o desenvolvimento e a competitividade do cluster do mobiliário e afins. Tem vindo a assumir um papel particularmente relevante na estratégia de promoção internacional da indústria nacional, liderando sucessivos projetos conjuntos de internacionalização.
A APIMA está a apostar numa nova operação de “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, cofinanciada pelo COMPETE 2030, para apoiar as empresas da Fileira Casa a ganharem relevo e expansão internacional, contribuindo para o fortalecimento das suas marcas e o aumento do reconhecimento de Portugal como um país produtor de qualidade, com inovação e valor acrescentado, aumentando a sua base exportadora.
O financiamento direcionado à fileira Casa portuguesa, um dos setores que mais pesa na balança comercial de bens e serviços, abrange desde a produção de mobiliário até à decoração e equipamentos para o lar.
O COMPETE 2030 promove a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade das empresas portuguesas
Através do apoio à fileira Casa, a APIMA tem implementado uma série de iniciativas estratégicas para impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios das empresas do setor Casa, que tem um papel relevante na economia nacional.
APIMA impulsiona o design português no mundo
A APIMA lidera um ambicioso projeto para levar o design e os produtos portugueses da Fileira Casa aos quatro cantos do mundo. Através de uma estratégia que combina ações digitais e presenciais, a associação promove a visibilidade e o reconhecimento internacional do setor.
«Nos últimos anos, foi canalizado um importante investimento para plataformas digitais de significativa importância, como a MOM, Architonic e Archiproducts.», destaca Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA. A presença nestas plataformas digitais de renome, assegura uma exposição global aos produtos portugueses, alcançando um público vasto de profissionais e consumidores finais.
Para este dirigente, a participação em feiras internacionais de prestígio permite às empresas nacionais estabelecer contactos, promover os seus produtos e fechar negócios com os principais players do mercado. «A APIMA organizou a participação em diversas feiras internacionais de prestígio, incluindo ICFF, IMM Cologne, Intergift, Habitat Valencia, Design Downtown Dubai, Espritmeuble, iSaloni, Maison & Objet e Feria del Mueble de Zaragoza.», reforça, destacando os objetivos desta iniciativa que «incluem a valorização do design português, o aumento das exportações e o fortalecimento da marca Portugal como sinónimo de qualidade e sofisticação na Fileira Casa.»
A estratégia da APIMA tem gerado resultados positivos, como o aumento do reconhecimento internacional, o crescimento das exportações e o estabelecimento de novas parcerias estratégicas.
«O sucesso das ações coordenadas pela APIMA é um testemunho da excelência e competitividade das empresas nacionais, que continuam a afirmar-se nos mais exigentes mercados internacionais.», conclui Joaquim Carneiro.
Sucesso da iniciativa que comprova a qualidade e competitividade das empresas portuguesas, que se destacam nos mercados internacionais mais exigentes.
O COMPETE 2030 tem contribuído para esta aceleração e reconhecimento do setor, consolidando Portugal como um parceiro estratégico no cenário global do mobiliário e decoração.
O cofinanciamento das operações promovidas pela APIMA representa um passo decisivo para o fortalecimento da fileira Casa, promovendo não apenas o desenvolvimento económico, mas também a sustentabilidade e a inovação tecnológica, pilares fundamentais para o futuro da indústria portuguesa.
Descubra no site da APIMA as próximas ações previstas no âmbito desta operação, onde serão apresentadas as mais recentes novidades e inovações da Fileira Casa, desenvolvidas não só no nosso país, mas também no contexto internacional.
A operação “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa” está enquadrada no Objetivo Específico “Crescimento e competitividade das PME”, através da Medida “Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos”, com o Tipo de Intervenção “Desenvolvimento empresarial e internacionalização das PME, incluindo investimentos produtivos”.
Conta com um investimento elegível de 9,8 milhões de euros e um cofinanciamento de 4,9 milhões de euros pelo COMPETE 2030.
Margarida Pinto destaca como as oportunidades de financiamento do COMPETE 2030 em Propriedade Intelectual e Industrial estão a impulsionar a inovação das empresas portuguesas.
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