Rede de Fornecedores Inovadores
Esta medida assenta na constituição de consórcios liderados por empresas nucleares de maior dimensão, em colaboração com os seus fornecedores.
“As pessoas estão mais sensibilizadas para comprar produtos portugueses”, referiu Branca Pereira, da AEP sobre este projeto que dinamiza e valoriza a oferta nacional.
No passado dia 29 de fevereiro, o COMPETE 2030 promoveu uma nova sessão de “Boas Conversas”, uma iniciativa interna para dar a conhecer, de uma forma mais pessoal, junto dos nossos colaboradores, alguns dos projetos cofinanciados, convidando as empresas a partilharem os desafios, atividades e experiências.
A sessão foi moderada por Lourenço Ovídio, da Unidade de Comunicação, que conversou com Branca Pereira, responsável de projeto na AEP – Associação Empresarial de Portugal e que lidera o programa “Portugal Sou Eu”, um “projeto emblemático para o COMPETE e muito relevante para as empresas do nosso país”, referiu Nuno Mangas, elogiando o trabalho desenvolvido em parceria.
“Desde o início do projeto que as pessoas estão mais sensibilizadas para comprar os produtos portugueses”, referiu Branca Pereira sobre este programa que tem como objetivo dinamizar e valorizar a oferta nacional através da incorporação de valor acrescentado aos produtos e promover um consumo informado, através de uma marca identitária da produção nacional.
Uma das suas vertentes mais visíveis é a atribuição de um selo aos produtos que permite aos consumidores reconhecê-los e, ao comprá-los, contribuir para o fortalecimento do tecido produtivo português.
“Ao comprar um produto com o selo Portugal Sou Eu, não está só a comprar um produto de Portugal, como tem a garantia de que o mesmo cumpre uma série de regras ambientais, dentro das normas ESG (Ambiental, Social e de Governança) e que o mesmo é produzido cumprindo as normas europeias”.
“O Portugal Sou Eu conta com perto de 20.000 produtos e já ultrapassou as 1.000 empresas”, acrescentou Branca Pereira sobre este projeto que, através da certificação de milhares de produtos e serviços, contribui para um volume de negócios superior a 12 mil milhões de euros, melhorando a competitividade das empresas portuguesas, combatendo o desemprego e promovendo o crescimento sustentado da economia.
Sobre o futuro do Portugal Sou Eu, tivemos ainda oportunidade de conhecer mais sobre uma nova fase do projeto, nomeadamente a sua promoção junto de um público-alvo mais jovem mas também para promover a internacionalização e a digitalização das empresas, com uma aposta na economia circular, reduzindo, cada vez mais, a dependênica de importações.
Novas formas de cooperação e parcerias no sentido de dar maior reconhecimento, valor e projeção à qualidade dos nossos produtos e serviços no estrangeiro, estão, ainda, nas prioridades da AEP com o Portugal Sou Eu.
Acompanhe todas as novidades sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 no site oficial.
Assista ao vídeo dos 10 anos do projeto, que celebra e resume os principais marcos: