Saltar para o conteúdo principal da página

Formação profissional na Europa avança, mas ainda enfrenta desafios 

A Comissão Europeia divulgou o "Education and Training Monitor 2024", um relatório que avalia o progresso dos Estados-Membros nas metas de educação e formação para 2025 e 2030.

25 de Fevereiro 2025 | Notícias

A Comissão Europeia divulgou recentemente o “Education and Training Monitor 2024”, um relatório que avalia o progresso dos Estados-Membros nas metas de educação e formação para 2025 e 2030. Este documento sublinha a importância de dotar os cidadãos europeus com competências adequadas às exigências atuais do mercado de trabalho.  

Principais conclusões do relatório 

O relatório identifica que, apesar dos progressos, ainda existem lacunas significativas nas competências digitais e profissionais. Cerca de 45% dos trabalhadores europeus sentem que as suas habilidades não são plenamente aproveitadas ou desenvolvidas nos seus empregos atuais.  

Formação profissional em destaque 

A formação profissional apresenta resultados animadores, com 64,5% dos alunos a beneficiarem de aprendizagem em contexto de trabalho, superando a meta da UE para 2025. A ligação entre esta modalidade e a empregabilidade é clara: na Europa, 81% dos diplomados recentes de formação profissional conseguem emprego, a maior taxa desde 2014. Contudo, a mobilidade internacional nesta área é insuficiente, ficando aquém da meta de 12% para 2030. 

Em Portugal, 74,1% dos estudantes da formação profissional participam em aprendizagens em contexto de trabalho, superando a média europeia em quase 10 pontos percentuais. Contudo, a taxa de empregabilidade dos diplomados do ensino profissional é inferior à média da UE, refletindo a necessidade de maior alinhamento entre a oferta formativa e as exigências do mercado de trabalho. 

Iniciativas em curso 

Em resposta a estes desafios, a Comissão Europeia lançou o Ano Europeu das Competências 2023, uma iniciativa que visa promover a aprendizagem ao longo da vida e capacitar trabalhadores e empresas para as transições ecológica e digital.

O caminho a seguir 

Para alcançar os objetivos estabelecidos para 2030, é crucial que os Estados-Membros intensifiquem os seus esforços na implementação de políticas educativas inclusivas e no incentivo à formação contínua. A colaboração entre governos, instituições educativas e setor privado será determinante para garantir que os cidadãos europeus estejam preparados para os desafios futuros. 

Para mais detalhes, consulte o relatório completo Education and Training Monitor 2024.     

Consulte o relatório para Portugal.

Para mais informações visite o website do Ano Europeu das Competências 2023.  

Partilhar

Agenda

25 de Outubro 2025

21 de Outubro 2025
Aberto
Atualizado

SACCCT - Internacionalização de I&D - operações que visem o apoio à preparação e submissão de candidaturas a programas de I&D financiados pela União Europeia

São apoiadas neste aviso operações individuais que visam a preparação e submissão de propostas ao Programa Horizonte, instrumentos da REDE EUREKA, bem como outros programas europeus, nomeadamente o Programa Europa Digital, o Fundo de Investigação do Carvão e do Aço e o Fundo EUROPEU de Defesa.

A carregar...