Portugal Excecional 2030 reforça internacionalização do setor agroalimentar
Operação da PortugalFoods capacita empresas para crescer em mercados internacionais com apoio do COMPETE 2030.

Operação da PortugalFoods capacita empresas para crescer em mercados internacionais com apoio do COMPETE 2030.
Internacionalização estratégica
A operação Portugal Excecional 2030 visa fortalecer a presença global do setor agroalimentar português. Com apoio do COMPETE 2030, ajuda empresas na análise de mercados, na partilha de conhecimento e na promoção em mercados estratégicos internacionais, sobretudo nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Deolinda Silva, Executive Director na PortugalFoods, comenta que “o Projeto Portugal Excecional 2030 (n.º 17509) – Ações Coletivas – Internacionalização reforça a estratégia de internacionalização do setor agroalimentar português, dando continuidade a mais de uma década de trabalho da PortugalFoods, afirmando Portugal como produtor de excelência e promovendo inovação, qualidade e diferenciação nos mercados globais.”
Capacitação e acesso a informação
A operação desenvolve workshops, webinars e eventos abertos a todas as empresas, permitindo que pequenas e médias conheçam tendências, oportunidades e ferramentas para internacionalização. Sublinha a responsável que “complementa outras iniciativas da PortugalFoods, integrando programas de inovação, qualificação e promoção internacional, numa abordagem coordenada, que cria sinergias, amplia o alcance das ações e fortalece o ecossistema agroalimentar, oferecendo às empresas conhecimento e ferramentas para crescer de forma sustentável.”
Ações de elevado impacto
Entre as iniciativas estão feiras internacionais, receção de compradores estrangeiros, contacto com entidades congéneres e campanhas de promoção diferenciadora. Como explica Deolinda Silva: “Com o apoio decisivo do COMPETE 2030, o projeto concretiza-se em ações de elevado impacto, como a participação em feiras internacionais, a receção de compradores estrangeiros, o contacto com entidades congéneres e campanhas de promoção diferenciadora. Este enquadramento permite uma análise rigorosa dos mercados, identificando oportunidades e tendências que orientam iniciativas mais eficazes.”
Consolidar a marca Portugal
O Portugal Excecional 2030 garante que cada investimento em internacionalização se baseia em conhecimento sólido e estratégias claras. Deolinda Silva sublinha que “assim, o Portugal Excecional 2030 reforça a presença internacional do setor, assegurando que cada investimento em promoção e internacionalização é baseado em conhecimento sólido, gerando resultados e valorizando a marca Portugal no panorama global.”
Links
Website | PortugalFoods – Associação Integralar
Partilhar
Temas associados
Agenda
08 de Outubro 2025