Saltar para o conteúdo principal da página

Uma Expedição no Dino Parque da Lourinhã

24 de Janeiro 2024 | Notícias

Embarque numa viagem no tempo com mais de 300 milhões de anos.

O Dino Parque é um museu ao ar livre, com uma área de 10 hectares, incluindo 4 faixas correspondentes a algumas das épocas mais importantes da história da Terra: o fim do Paleozóico, o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.

Ao longo dos trilhos, os visitantes podem ver mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais na escala real. O parque foi especialmente projetado para ser uma experiência que associa Educação e Entretenimento combinando o conhecimento da evolução da Terra, mas também a parte divertida para toda a família. Para além dos trilhos ao ar livre, na entrada e no edifício central do Dino Parque pode ser visitada a exposição do Museu da Lourinhã, com a sua fantástica colecção paleontológica. No laboratório, também é possível observar, em tempo real, a preparação de fósseis.

O parque também oferece uma área de atividades, onde os visitantes podem experimentar algumas habilidades de paleontologia.

Este projeto criou um parque temático associado aos dinossauros, sendo como um museu ao ar livre, repleto de atividades associadas à descoberta dos dinossauros.

O grande fator distintivo deste parque são as réplicas em tamanho real e cientificamente corretas de várias espécies de dinossauros, contendo um total de 121 figuras. Estas figuras são feitas a partir de resina reforçada com fibra de vidro, tornando-as resistentes a condições atmosféricas adversas como seja sol, vento, chuva e neve.

O parque atua sob o conceito de edutainment, que visa a contribuição para o conhecimento das populações de forma divertida. Neste sentido, importa salientar que a criação deste parque permitiu aumentar e dinamizar o conhecimento global acerca dos dinossauros, especialmente focando no papel da Lourinhã e de Portugal na revelação destas espécies.

O conceito de edutainment está presente em todo parque, com destaque para o espaço museológico, onde se pode observar o espólio de fósseis encontrados na zona da Lourinhã, o Live Lab onde se pode observar o trabalho dos investigadores, visitas guiadas e o pavilhão das atividades, onde todos podem descobrir e praticar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores paleontólogos, como por exemplo escavar ossadas a partir da rocha, ou descobrir fósseis reais.

O parque oferece uma área de restauração e uma loja, assim como áreas de lazer para os mais jovens.

Há que destacar também o trilho que tem mais de 2 km de comprimento, e que permite aos visitantes seguirem uma autêntica linha do tempo que vai desde os primeiros animais na Terra, até à extinção dos dinossauros. Durante todo o percurso do parque estão patentes dinossauros, mas mais tarde também animais pré-históricos (exemplo mamutes) que permitem acompanhar toda a evolução da vida na Terra. No que se refere aos dinossauros, estão representados os vários períodos de existência destes animais, tendo sido recriadas cenas reveladoras dos hábitos destes animais, como seja a forma de se alimentarem, relacionarem e os seus habitats mais naturais.

Apoio do COMPETE 2020

O Parque dos Dinossauros da Lourinhã conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível FEDER de 3,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 2,1 milhões euros.

Última atualização a 31 de Janeiro 2024

Artigos relacionados

A carregar...