Saltar para o conteúdo principal da página

Dia da Internet Mais Segura - 6 de fevereiro de 2024

6 de Fevereiro 2024 | Notícias

Hoje, celebra-se a 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura (Safer Internet Day). O dia é promovido pela rede de Centros para uma Internet Mais Segura nos Estados-Membros, financiada pela União Europeia.

Sob o mote “Juntos por uma Internet Melhor”, esta data assume-se como uma campanha anual de sensibilização, que reúne parceiros dos setores público e privado, em mais de 180 países para promover a utilização segura e responsável das tecnologias, particularmente entre as crianças e os jovens.

A iniciativa deste ano desenrola-se em torno da temática da Inteligência Artificial, nomeadamente os seus riscos e benefícios e é assinalada em Portugal, na cidade de Viseu, com diversas atividades planeadas: https://www.internetsegura.pt/dia-internet-mais-segura

A segurança online é, nos dias de hoje, fundamental para o bom sucesso dos negócios. O COMPETE tem alavancado o desenvolvimento e investigação em distintas empresas portuguesas através de projetos inovadores que investem em novas tecnologias de proteção de dados e estratégias contra futuras ameaças.

Conheça 5 projetos, cofinanciados pelo COMPETE 2020 que estão a inovar e dinamizar o setor digital com um impacto positivo na economia, acrescentando valor às tecnologias de informação para uma experiência online em segurança e eficiente:

CAMELOT
_Deteção eficiente de fraudes na nuvem com resultados premiados 

O projeto CAMELOT (autonomiC plAtform for MachinE Learning using anOnymized daTa) visa a criação de uma plataforma de aprendizagem automática (AA) para ultrapassar os principais obstáculos que impedem as plataformas de Inteligência Artificial (IA) de atingirem um melhor desempenho, permitindo: 

• Assegurar o cumprimento de restrições de tempo-real durante as fases de treino e de inferência de modelos de AA, garantindo custos mínimos de aluguer de recursos na nuvem. 

• Possibilitar a aprendizagem a partir de dados anonimizados, contornando o problema de privacidade que impede a reutilização de informação entre modelos treinados recorrendo a dados de diferentes entidades (ex. instituições financeiras). 

• Garantir que as plataformas de armazenamento de dados utilizadas pelas aplicações de IA se encontram sincronizadas, assegurando níveis de desempenho adequados. 

MomentumZai
_Gestão de Alertas de Fraude 

O enfoque da Feedzai, no âmbito deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020, está em criar uma solução integrada de gestão de alertas de fraude. O seu principal objetivo é melhorar a performance de equipas de análise de fraude, disponibilizando-lhes a informação certa da forma mais adequada para uma resolução mais eficiente e eficaz de casos suspeitos.

Sistema de Internet Banking+
_IGCP 

Este projeto da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) concentrou-se na substituição do sistema de Homebanking anterior, com o objetivo de superar ineficiências, renovar conceitos fundamentais e incorporar as melhores práticas em várias áreas. Isso abrange desde melhorias na apresentação e facilidade de uso até aperfeiçoamentos nos métodos de validação e segurança.

Selfnet 5G
_Criação de um novo serviço Único no mundo + a Implementação da internet das coisas no mercado nacional 

O Selfnet pretende desenvolver e implementar uma ferramenta capaz de gerir automaticamente a rede de forma a assegurar funcionalidades de auto-organização das suas infraestruturas pela deteção automática e da mitigação de uma série de problemas recorrentes cuja resolução implica ainda a intervenção manual dos operadores de rede. Esta ferramenta pretende, assim, reduzir os custos operacionais, associados a estas funcionalidades, e a melhoria da experiência de utilização da rede.

SOCIALITE
_Arquiteturas, Soluções e Ambiente para uma Internet das Coisas Orientada para as Pessoas 

O projeto SOCIALITE tem por objetivo criar uma definição de arquitetura de IoT que possa ser utilizada como base de aplicações centradas nas pessoas, em vários domínios como, por exemplo, aplicações em áreas sociais ou para apoio de pessoas com problemas de saúde, contemplando diversos tipos de utilizadores, possibilitando diferentes formas de comunicação e interação, e garantindo privacidade e segurança.

Última atualização a 6 de Fevereiro 2024

Artigos relacionados

11 de Junho 2024 Notícias

APIMA fortalece internacionalização da Fileira Casa Portuguesa

A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins está a apostar numa nova operação de “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, cofinanciada pelo COMPETE 2030, para apoiar as empresas da Fileira Casa a ganharem relevo e expansão internacional.

A carregar...