Saltar para o conteúdo principal da página

Dia Mundial da Propriedade Intelectual: 26 de abril

23 de Abril 2024 | Notícias

A partilha de conhecimento e a cooperação são fundamentais. O COMPETE 2030 está empenhado em estimular esta colaboração para fomentar a competitividade e a inovação em Portugal.

No próximo dia 26 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, um pilar fundamental para o COMPETE 2030. Em meio à crescente difusão da ciência e tecnologia, compreendemos que nenhuma empresa ou país detém todo o conhecimento. É através da partilha e proteção desse conhecimento que avançamos.

Reconhecemos a importância de valorizar economicamente o conhecimento científico. Universidades portuguesas estabeleceram gabinetes de transferência de tecnologia para gerir a propriedade intelectual do conhecimento produzido. Além disso, desenvolvem ecossistemas de inovação e empreendedorismo, promovendo a co-criação de valor e a sustentabilidade das empresas.

No contexto do COMPETE 2030, Programa que visa reforçar a competitividade das empresas portuguesas, a proteção da propriedade intelectual emerge como um elemento-chave. Ao garantir que as criações intelectuais são devidamente protegidas e recompensadas, promove-se um ambiente propício à inovação, estimulando as empresas a investirem em pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, a proteção da propriedade intelectual confere às empresas uma vantagem competitiva, ao permitir-lhes diferenciar os seus produtos e serviços no mercado e garantir que possam colher os benefícios dos seus investimentos em inovação. Isso, por sua vez, contribui para o fortalecimento da economia nacional e para a criação de empregos de alta qualidade.

De destacar que este ano, o COMPETE 2030 lançou um aviso para a Proteção da Propriedade Intelectual e Industrial. Este aviso veio apoiar operações que visem o registo de direitos de propriedade industrial, como patentes, modelos de utilidade e desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional.

Assim, o COMPETE 2030 está firmemente empenhado em apoiar e promover a proteção da propriedade intelectual como um dos pilares fundamentais da estratégia de competitividade de Portugal, reconhecendo-a como uma ferramenta essencial para impulsionar a inovação, a criatividade e o crescimento económico sustentável.

Dedicámos uma newsletter do COMPETE 2030 às patentes onde referimos o relatório “Patent Index 2023”, da Organização Europeia de Patentes (OEP), com Portugal entre os países europeus com um aumento recorde do registo de pedidos e divulgamos dois projetos cofinanciados que espelham a economia digital e novas tecnologias.  

Última atualização a 24 de Abril 2024

Artigos relacionados

11 de Junho 2024 Notícias

APIMA fortalece internacionalização da Fileira Casa Portuguesa

A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins está a apostar numa nova operação de “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, cofinanciada pelo COMPETE 2030, para apoiar as empresas da Fileira Casa a ganharem relevo e expansão internacional.

A carregar...