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COMPETE 2030 impulsiona internacionalização do setor do calçado

A operação visa impulsionar as exportações e diversificar os mercados, através do apoio à participação em feiras, realização de missões empresariais e ações de promoção e marketing internacional.

14 de Maio 2024 | Notícias

A operação, com testemunho de João Maia, da APICCAPS, visa impulsionar exportações e diversificar mercados, através de feiras, missões e marketing internacional.

A operação, cofinanciada pelo COMPETE 2030 e promovida pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos, entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, tem como objetivo impulsionar a internacionalização das empresas do Cluster do Calçado.

O diretor-geral da APICCAPS, João Maia, enfatiza que “para um setor como o calçado, que exporta mais de 90% da sua produção para os mais exigentes mercados internacionais, a promoção comercial externa é, desde há muito, uma prioridade”. O responsável ressalta que “no âmbito dos Projetos Conjuntos, o setor tem conseguido consolidar a presença nos mercados tradicionais e aprofundar a abordagem a novos mercados de elevado potencial de crescimento”.

Inserido no âmbito do Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, esta operação visa aumentar as exportações nacionais e diversificar os mercados-alvo. A estratégia inclui apoio à participação em feiras e exposições em mercados relevantes, missões empresariais em mercados com potencial e ações de promoção e marketing internacional.

O plano abrange diversas iniciativas coordenadas, desde a participação em eventos internacionais até ações de prospeção e estratégias de comunicação tradicionais e digitais. Destacam-se três grandes áreas de atuação: conhecimento de mercados, prospeção internacional e promoção e marketing internacional.

Este projeto representa um passo significativo na consolidação da presença global do setor do calçado português, alinhado com as metas estabelecidas pelo Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.

Além disso, João Maia destaca o papel decisivo do Programa COMPETE 2030, afirmando que “o apoio deste programa tem sido crucial para que o calçado português consolide a sua presença na cena competitiva internacional, chegando hoje a 173 países, em todos os continentes”.

Neste contexto, é importante notar que muitas empresas de cariz familiar participam desta operação, como é o caso da Procalçado, entrevistada nesta edição especial da newsletter.

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