Portugal Defende uma Visão Ambiciosa para o FP10 no Conselho de Competitividade
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
A conserveira mais antiga do mundo em atividade, continua a crescer e inovar. Manuel Ramirez, presidente do conselho de administração, destaca como o COMPETE 2020 tem sido fundamental neste percurso.
A conserveira mais antiga do mundo em atividade, continua a crescer e inovar. A empresa, alia tradição à tecnologia de ponta, mantendo-se na vanguarda do setor alimentar. Manuel Ramirez, presidente do conselho de administração, destaca como o COMPETE 2020 tem sido fundamental neste percurso.
Manuel Ramirez explica como a empresa consegue manter-se relevante após quase dois séculos. “A Ramirez harmoniza tradição e inovação todos os dias. Preservamos a identidade dos nossos produtos, mas acompanhamos sempre a evolução da ciência e da tecnologia.” Entre as inovações que marcam o percurso da conserveira, Ramirez menciona a introdução da argola de abertura fácil nas latas e o uso de robótica nas linhas de produção.
A combinação entre passado e futuro é visível também nas práticas sustentáveis da empresa. “Produzimos com energia verde, captamos água da chuva e apostamos na economia circular,” sublinha o presidente. “A nossa fábrica é ‘born green’.”
O apoio do COMPETE 2020 tem sido essencial para a Ramirez continuar a inovar. Entre os vários projetos, o presidente destaca dois: o Tuna Functional e o parque fotovoltaico. “O Tuna Functional é uma ‘super-conserva’ que favorece a proteção cardiovascular”, explica Ramirez. Este atum funcional foi desenvolvido em parceria com várias instituições académicas e científicas, o que reforça a ligação entre a empresa e o conhecimento científico.
No que toca à energia, a Ramirez está a investir fortemente em painéis fotovoltaicos. “Estamos a instalar painéis que, no final do processo, vão garantir que produzimos localmente 60% da energia de que a fábrica precisa.”
A sustentabilidade é um pilar central na estratégia da Ramirez. “Utilizamos pesca sustentável certificada e procuramos minimizar o nosso impacto ambiental”, afirma Manuel Ramirez. Ao mesmo tempo, a empresa continua a explorar formas de se manter competitiva num mercado global em constante mudança.
Para Ramirez, a chave está em antecipar o futuro: “É preciso estar atento ao mercado, à ciência e à tecnologia, e preparar a mudança de forma serena. Honramos a nossa história, mas estamos sempre um passo à frente.”
O reconhecimento como empresa Inovadora COTEC 2024 reflete a capacidade da Ramirez de manter a inovação como parte da sua identidade. “Os fundos do COMPETE 2020 têm sido fundamentais para alavancar algumas das ideias mais disruptivas que temos desenvolvido. Estamos orgulhosos do nosso percurso, mas sabemos que o dia mais importante da nossa história é amanhã.”
Com uma visão clara para o futuro, a Ramirez continua a ser um exemplo de como tradição e inovação podem caminhar lado a lado.
Leia a entrevista completa a Manuel Ramirez, Presidente do Conselho de Administração da Ramirez & Cª (Filhos), SA.
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
2024 assinala o 40.º aniversário do primeiro programa de financiamento europeu dedicado à ciência, investigação e inovação.