Saltar para o conteúdo principal da página

Turismo internacional prevê recuperar níveis pré-pandemia em 2024 

9 de Fevereiro 2024 | Notícias

O turismo internacional pode este ano alcançar a tão esperada recuperação, de acordo com o último Barómetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo (UNWTO).  

Em 2023, o setor registou um forte crescimento, com as chegadas internacionais a atingirem 88% dos níveis de 2019, o que se traduz em 1,3 mil milhões de turistas em todo o mundo. 

Para 2024, a UNWTO prevê um crescimento de 2% acima dos níveis de 2019, impulsionado pela recuperação da procura, pelo aumento das ligações aéreas e pela forte recuperação dos mercados e destinos asiáticos. A recuperação do turismo é um indicador positivo para a economia mundial, especialmente para países como Portugal, onde este setor tem uma considerável importância na economia. 

O barómetro destacou ainda o turismo na Europa, a alcançar 94% dos níveis pré-pandemia, com o continente africano a recuperar 96%, seguido das Américas com 90%. A Ásia e o Pacífico atingiram 65% dos níveis pré-pandemia, com uma recuperação gradual desde o início de 2023. 

Portugal entre os destinos beneficiados 

Portugal, que em 2023 já se aproximava dos níveis pré-pandemia, deverá beneficiar da recuperação do turismo internacional em 2024. O nosso país oferece uma combinação atrativa de sol, mar, cultura e gastronomia, que o torna um destino popular para os turistas de todo o mundo. A diversificação da oferta turística portuguesa, com a crescente importância do turismo rural, cultural e de natureza, também contribui para a resiliência do setor. 

No barómetro apresentado, destaque para a recuperação nacional em 11% das chegadas turísticas em relação a 2019, superando a média europeia de 7%. Portugal assistiu ainda a um forte crescimento nas receitas do turismo internacional nos primeiros 11 meses do ano, com um crescimento de 38%. Um desempenho positivo e que contribuiu para a forte recuperação deste setor. 

O Índice de Confiança do Turismo da UNWTO, que acompanha as perspetivas dos profissionais do setor, reforça o otimismo para 2024. No último inquérito, 67% dos profissionais indicaram perspetivas melhores ou muito melhores para o próximo ano. 

A recuperação do turismo internacional é uma boa notícia para a economia global e para Portugal. O setor tem um papel importante na criação de emprego, no crescimento económico e no desenvolvimento sustentável. 

Consulte o barómetro no site da Organização Mundial de Turismo. 

Última atualização a 14 de Fevereiro 2024

Artigos relacionados

A carregar...