Saltar para o conteúdo principal da página

PAPER PRIME: 10 Anos de crescimento sustentado no setor do papel tissue

31 de Janeiro 2024 | Notícias

Sete anos após a conclusão, o investimento que resultou na criação da Paper Prime revela-se como um passo estratégico, conforme destaca Paulo Lobo Correia, Administrador do Grupo Socigene.

Fundada em 2016, a Paper Prime é peça-chave no Grupo Socigene, especializando-se na produção de bobines de Papel Tissue. Localizada em Vila Velha de Rodão, destaca-se pela verticalização do processo produtivo, desde o abastecimento de matéria-prima até à entrega final, resultando em eficiência, redução de desperdícios e sustentabilidade. Certificada ISO 9001 desde 2017 e FSC – Forest Steward Council desde 2018, a Paper Prime desempenha um papel estratégico ao assegurar o controlo total das matérias-primas, contribuindo para a auto-sustentabilidade e aprimoramento da cadeia de valor do Grupo Socigene.

Testemunho de Paulo Lobo Correia, Administrador do Grupo Socigene | Paper Prime

Tratou-se de um investimento volumoso (mais de 30 milhões de euros), tecnologicamente complexo, com diversos aspetos inovadores, que teve como maior mérito, alavancar a ascensão do grupo Socigene até aos primeiros lugares do setor do papel tissue. Assim o determinaram, o bom planeamento e cumprimento do investimento, e o conteúdo de verticalização que lhe era inerente – fabricação de bobines de papel tissue, destinadas maioritariamente a outra indústria do grupo, dedicada ao fabrico de guardanapos, toalhas de mão, rolos higiénicos, lenços de papel e outros artigos de consumo doméstico e profissional.

Como principais resultados diretos do investimento, além do referido cariz estratégico para o Grupo, podem salientar-se: o bom desempenho económico em matéria de produção, vendas e resultados, mesmo nas alturas mais difíceis dos ciclos internacionais da pasta e papel; a constituição de uma organização com bons índices de especialização, de qualificação e de controlo da atividade; o contributo para o bem sucedido incremento exportador da fileira do tissue; o papel desempenhado no reforço da dinamização socioeconómica numa zona interiorizada do território nacional, o concelho de Vila Velha de Rodão; a incorporação, logo desde início e entretanto aprofundada, de soluções minimizadoras dos impactes ambientais, designadamente quanto aos consumos de água e energia e quanto ao reaproveitamento de desperdícios do processo.

Salientamos, ainda, o efeito de clusterização que imbuiu todo o projeto – o qual tem como maior evidência a ligação ao fornecedor de pasta de papel através de pipeline, mas projeta ainda vantagens nos planos técnico, logístico, social e ambiental – e que, desde início, foi bem acolhido pelo poder Autárquico local, e mereceu acompanhamento atento das instâncias públicas regionais e nacionais, bem como do COMPETE 2020.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 21,6 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 15 milhões de euros.

Links úteis

Paper Prime | Website

Última atualização a 31 de Janeiro 2024

Artigos relacionados

A carregar...