Saltar para o conteúdo principal da página

Mário Leite, CEO da Fenabel, partilha testemunho sobre inovação na indústria de mobiliário

31 de Janeiro 2024 | Notícias

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto desta empresa especialista no fabrico de cadeiras possibilitou alargar a base de produtos e o aumento da capacidade produtiva instalada.

Mário Leite, CEO da Fenabel, partilha os bastidores das transformações no processo produtivo desta empresa familiar, impulsionadas pelo projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.

A Fenabel é especialista no fabrico de cadeiras, peças de mobiliário dotadas de grande complexidade. Apostam num estilo único e contemporâneo, que une a habilidade manual, a atenção ao pormenor e a tecnologia de ponta a uma cultura de inovação constante – Indústria 4.0.

Estas qualidades são a imagem de marca de tudo o que é produzido nesta empresa familiar, direcionadas para uma vertente B2B, para quem todos os detalhes fazem a diferença. A madeira, com as suas características e desenhos peculiares, é a matéria-prima de excelência de uma série de coleções. Estas contemplam formas suaves e versáteis, estofadas com tecidos selecionados para dar vida à unificação entre mobiliário e moda. Deste modo, a Fenabel consegue despertar sensações e integrar referências culturais. Procuram transformar o ato natural de sentar, num movimento de pura elegância, tanto num ambiente privado, como num ambiente de contract e geriatria.

Projeto “Investimentos em novos equipamentos que vão inovar o processo produtivo da empresa”

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto alargou a base de produtos da empresa, permitindo um aumento da capacidade produtiva instalada.

Leia aqui o testemunho do CEO da empresa.

Mário Leite, CEO da Fenabel

Tendo em conta a nossa missão de criar cadeiras personalizadas para todos os setores, proporcionando um serviço global de qualidade, com responsabilidade social e respeito pelo meio ambiente e a necessidade de a cumprir com rigor, em 2016, sentimos a necessidade de aumentar a nossa capacidade produtiva, uma vez que a procura pelos nossos produtos tinha aumentado consideravelmente e corríamos o risco de não conseguir corresponder às expectativas de mercado.

«Aumentamos a nossas instalações, tendo em conta a intenção de apostarmos na Indústria 4.0.»

Toda a construção do novo edifício foi a pensar na introdução de novos equipamentos que permitiram alargar a base de produtos da empresa, permitindo o aumento da capacidade produtiva instalada. E, considerando a conjuntura mundial, a nível das indústrias em que a sustentabilidade desempenha um papel primordial na atividade diária, a Fenabel não é exceção. Assim sendo, e com a construção da nossa nova fábrica, com 12.000m2, tivemos em consideração este novo “modus operandi”.

Esta realidade começou nas infraestruturas da nova unidade e foi alargado a todo e qualquer detalhe relacionado com o negócio. A ampliação da unidade produtiva veio proporcionar além do aumento da capacidade produtiva, uma abertura para certificações e na sustentabilidade e economia circular, que não tínhamos antes do investimento. Identificar as necessidades dos nossos clientes. Projetar e fabricar cadeiras à medida, adequadas a todos os setores. Oferecer um serviço único de qualidade global, com base no profissionalismo e no compromisso da nossa equipa, feito sempre com responsabilidade social e respeito pelo meio ambiente.

«Neste momento temos instalada uma capacidade produtiva diária de 650 cadeiras, apoiada por cerca de 130 colaboradores, um software de controlo de produção de topo e equipamentos topo de gama.»

Apostamos também na eficiência energética, com a instalação de um parque de painéis fotovoltaicos (1430) que nos permite um autoconsumo de energia em 40%.

Uma outra fonte de energia é uma caldeira a biomassa, em que o alimento da mesma resulta do desperdício das nossas matérias-primas (restos de madeira). Esta energia é consumida para o aquecimento das estufas da secção de acabamentos e para o aquecimento das infraestruturas.

Na mesma linha de operacionalização da eficiência energética, a Fenabel tem uma política de desperdício zero. Assim, até mesmo as cinzas da caldeira a biomassa são utilizadas para a agricultura.

Somos certificados:

– ISO9001: todo o nosso sistema de gestão é certificado;

– ISO14001: todo o nosso processo produtivo e tratamento de resíduos está de acordo com as normas ambientais;

– PEFC: a nossa matéria-prima – madeira, tem origem em florestas sustentáveis;

– SMETA: Fenabel executa práticas comerciais éticas e socialmente responsáveis na cadeia de abastecimento global.

Relativamente ao investimento efetuado, comparando valores pré e pós-projeto, resultou um aumento de 68% no volume de negócios.

À parte das infraestruturas, e considerando o produto propriamente dito, a preocupação com a sustentabilidade começa desde logo pela seleção dos designers com quem estabelecemos parcerias. Isto significa que somente trabalhamos com profissionais que têm a mesma visão do mundo sustentável que nós temos. À posteriori e no desenvolvimento de produto, o design circular e o design são a base desse desenvolvimento.

Estamos ainda a iniciar…

Apoio do COMPETE 2020

O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 1,2 milhões de euros.

Curiosidade

A Fenabel foi novamente reconhecida com o prémio Sustentabilidade e Inovação Export Home em 2022! O mesmo prémio alcançado em 2019.

Links úteis

Website | Fenabel – Indústria de Mobiliário

Youtube | Fenabel

Última atualização a 31 de Janeiro 2024

Artigos relacionados

A carregar...