Saltar para o conteúdo principal da página

Empreendedorismo na Indústria da Amêndoa

10 de Novembro 2023 | Notícias

O COMPETE 2030 recebeu José Dários, da Almencor, para uma conversa, moderada por Lourenço Ovidio, da Unidade de Comunicação, sobre o seu percurso pessoal e profissional. Num ambiente informal e que promoveu a conversa e troca de impressões entre o fundador da Almencor e as equipas do COMPETE 2030, conhecemos mais sobre o foco e a ambição pessoais que o levaram à escolha da formação superior na área agroalimentar e à decisão de criar, em Portugal, aquela que figura, atualmente, entre as fábricas de descascamento da amêndoa mais tecnológicas do espaço europeu.

Síntese

Com origens nos Estados Unidos e um sonho de estabelecer uma fábrica de descasque de amêndoa em Portugal, mesmo com desafios linguísticos, «atirou-se» e encontrou a sua oportunidade no COMPETE 2020 e nos fundos comunitários. Com ajuda de uma consultora, enfrentou as burocracias e desafios na escolha do terreno. Hoje, na Azaruja, já emprega 30 pessoas e sente que faz parte de uma grande família. É raro, mas já ligou durante a noite para resolver problemas técnicos. O futuro parece brilhante, e os números falam por si, com uma previsão de crescimento ambiciosa para os próximos anos.

Enquadramento

Nascido nos Estados Unidos e movido por um sonho de criar a sua própria fábrica de descasque de amêndoa em Portugal, José Dários enfrentou desafios linguísticos e burocráticos para transformar a sua visão em realidade. Com a ajuda do COMPETE 2020 e dos fundos comunitários, encontrou uma excelente oportunidade.

«Falaram-me dos fundos comunitários e do COMPETE 2020 que seria uma boa oportunidade. Como tinha alguma dificuldade com a língua, recorri a uma consultora e atirei-me».

Tive alguns desafios com a burocracia, com a escolha do local do terreno mas, mais uma vez, «atirei-me» e foi o melhor que fiz. «Estamos na Azaruja e, de alguma forma já contribuí para desenvolver um pouco a zona, tendo atualmente 30 pessoas».

Com a orientação de uma consultora, superou obstáculos como a escolha do local do terreno, demonstrando uma determinação inabalável. Hoje, a sua fábrica floresce na Azaruja, empregando 30 pessoas e formando uma verdadeira família.

«Somos unidos. É raro acontecer mas já telefonei à noite à noite pois avariou uma máquina e fui lá com o engenheiro sujar-me todo para a reparar. Temos de pôr as mãos à obra».

Este empreendedor apaixonado revela um compromisso notável com o seu negócio, estando disposto a resolver problemas a qualquer hora do dia ou da noite. A sua história de sucesso é evidenciada pelos números impressionantes que continuam a crescer, prometendo um futuro brilhante no horizonte.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto “ALMENCOR 2020” promovido pela ALMENCOR – Comercialização e Descasque Alentejano de Frutos Secos, Lda. conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 12 milhões euros, o que resultou num incentivo de 8,5 milhões de euros.

Mais informação sobre a Almencor: https://almencor.com/

Última atualização a 24 de Novembro 2023

A carregar...