No dia 9 de outubro, em Bruxelas, foram anunciados os vencedores dos Prémios RegioStars 2024, durante a 22.ª Semana Europeia das Regiões e Municípios. A cerimónia foi conduzida por Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas, e por Vasco Alves Cordeiro, presidente do Comité das Regiões Europeu.
Inovação ao serviço da Europa
Estes prémios visam destacar projetos financiados pela Política de Coesão da União Europeia, que promovem o desenvolvimento económico e social em toda a Europa.
Os vencedores nas diferentes categorias foram:
Vencedores de 2024
🏆 Uma Europa Competitiva e Inteligente: Projeto “BYTHOS” (Interreg Itália-Malta)
🏆Uma Europa Verde: Projeto “BIOGREENFINERY” (Espanha)
🏆Uma Europa Conectada: Projeto “BITS: Bicicletas e Sistemas de Transportes Inteligentes” (Interreg Mar do Norte)
🏆Uma Europa Social e Inclusiva: Programa de Telemedicina para populações carenciadas (Hungria)
🏆Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos: Projeto de revitalização “GDYNIA ODNOWA” (Polónia)
🏆Escolha do Público: Também o projeto “BYTHOS”
Finalista português
O projeto Ecogres 4.0, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e uma referência mundial em sustentabilidade cerâmica, foi finalista na categoria “Uma Europa Verde”. Parabéns à Grestel, Costa Nova e Universidade de Aveiro pelo excelente trabalho e pelo impacto já alcançado.
O nosso agradecimento a todos os que votaram e partilharam este projeto.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
Guimarães conquista o prestigiado título de Capital Verde Europeia 2026, celebrando uma década de compromisso com a sustentabilidade e a inovação ambiental.
Descubra como os Fundos Europeus estão a impulsionar a inovação em Portugal, com destaque para o projeto da Siemens Gamesa que está a transformar o setor das energias renováveis.