Saltar para o conteúdo principal da página

INOVSEA: Impulsionando a inovação na Economia do Mar

20 de Maio 2024 | Notícias

Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 impulsiona PME nas regiões costeiras, fortalecendo competitividade e desenvolvimento.

O INOVSEA, projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, surge como uma iniciativa para impulsionar a inovação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) ligadas à Economia do Mar nas regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego. Sob a égide da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), o projeto visa fortalecer o tecido empresarial marítimo dessas regiões, promovendo a competitividade e a valorização das atividades relacionadas com o mar.

A cooperação entre as empresas e o desenvolvimento de competências em áreas-chave, como Economia Circular, Transformação Digital, Literacia Financeira e Internacionalização, são aspetos cruciais identificados para melhorar a competitividade. Através destas ações, o INOVSEA pretende potenciar a valorização das atividades económicas do mar e impulsionar o progresso nas cadeias de valor.

O conhecimento e a inovação são as grandes apostas do projeto para explorar os recursos regionais e estimular a capacitação das PME das respetivas regiões, consolidando a sua oferta a nível global e promovendo o crescimento económico e a criação de emprego.

“Em Viana do Castelo, a economia do Mar tem um futuro e uma agenda extraordinariamente risonha e otimista. É muito significativo quer o investimento público e privado que se perspetiva para os próximos anos, quer o volume e a qualidade do emprego que se espera criar. Foi elaborada a Agenda ‘Viana do Castelo – Retoma através do Mar’ que, após auscultação de múltiplos agentes económicos, validou a estratégia da economia do Mar. Neste contexto, o INOVSEA teve um papel ativo na mobilização e congregação de vontades e interesses da comunidade marítima de Viana do Castelo para evidenciar e reforçar um tão importante setor,” refere Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC.

“Sendo a ACIFF uma Associação Empresarial Regional que abrange toda a região de Coimbra e que tem como estratégia a aposta no desenvolvimento das potencialidades da Economia do Mar, consideramos que este projeto foi importante para aprofundar o conhecimento sobre o setor, potenciar e criar novas sinergias entre os diferentes agentes económicos e entre as duas regiões envolvidas no projeto,” afirma Nuno Lopes, presidente da ACIFF.

Desde 2021, têm sido implementadas diversas atividades emergentes, inovadoras e qualificadas, com o objetivo de ajudar as empresas a ganhar maturidade e escala, preparando-as para uma maior penetração nos mercados internacionais e para atrair investimento para o setor.

O INOVSEA tem sido reconhecido como uma boa prática a ser replicada a nível nacional, constando num documento elaborado por um grupo de trabalho designado pelo então Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Este reconhecimento vem reforçar a importância do projeto na nova estratégia para o Mar, defendida pelo anterior governo.

Todas as ações realizadas podem ser consultadas no website do projeto inovsea.pt, destacando-se como um exemplo de sucesso na promoção da inovação e competitividade na Economia do Mar em Portugal.

Última atualização a 20 de Maio 2024

Artigos relacionados

11 de Junho 2024 Notícias

APIMA fortalece internacionalização da Fileira Casa Portuguesa

A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins está a apostar numa nova operação de “Internacionalização da Fileira Casa Portuguesa”, cofinanciada pelo COMPETE 2030, para apoiar as empresas da Fileira Casa a ganharem relevo e expansão internacional.

A carregar...