Rede de Fornecedores Inovadores
Esta medida assenta na constituição de consórcios liderados por empresas nucleares de maior dimensão, em colaboração com os seus fornecedores.
Flexipol desenvolve espumas flexíveis de poliuretano inovadoras, melhorando a qualidade do ar interior dos automóveis.
Cofinanciada pelo COMPETE 2020, a empresa desenvolveu espumas flexíveis de poliuretano (PUF) inovadoras, melhorando a qualidade do ar interior dos automóveis e antecipando-se às exigências dos fabricantes.
A Flexipol, em parceria com a TMG Automotive e a Universidade de Aveiro, realizou o projeto EcoFoam, cujo principal objetivo é produzir espumas flexíveis de poliuretano (PUF) para a indústria automóvel, com características inovadoras que melhoram a qualidade do ar interior dos veículos.
«A crescente globalização da indústria automóvel, bastante acentuada nos últimos anos, resultou em novos desafios para os construtores de automóveis (OEM – Original Equipment Manufacturer), nomeadamente na necessidade de adaptar os diferentes modelos de automóveis aos diferentes tipos de clientes e respetivos hábitos e culturas», afirma Gustavo Marques, R&D&i Manager na Flexipol.
A preocupação com a qualidade do ar interior e a saúde dos ocupantes levou a Flexipol a investir em soluções que reduzem o odor e as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) das espumas de poliuretano, tanto na fase inicial do automóvel como nos primeiros meses de uso. «Associada à globalização existe uma maior consciencialização ambiental e do impacto dos materiais na qualidade do ar do interior do habitáculo e consequentemente na saúde dos seus ocupantes», destaca o responsável do projeto.
O projeto EcoFoam, que contou com o apoio do COMPETE 2020, colocou a Flexipol numa posição de vanguarda na apresentação de soluções diferenciadas para o setor automóvel. «O cumprimento dos objetivos ao nível da melhoria do odor do projeto EcoFoam permitiu à Flexipol estar numa posição de primeira linha na apresentação de soluções diferenciadas ao nível das espumas flexíveis de poliuretano para o sector automóvel», afirma o gestor.
Com este projeto, a Flexipol antecipou futuros requisitos de vários fabricantes, incluindo Stellantis, Tesla, Volvo, Mercedes, BMW, VW e RSA. O desenvolvimento de PUFs em bloco para o setor automóvel inclui aplicações em capas para assentos, tetos, painéis de porta, apoios de braço e de cabeça. «O EcoFoam permitiu antecipar futuros requisitos das diferentes OEMs, nomeadamente da Stellantis, Tesla, Volvo, Mercedes, BMW, VW e RSA, já que existe uma tendência clara para produtos com menor odor e com mais garantias ao nível da sua estabilidade durante o tempo de vida do automóvel», acrescenta Gustavo Marques.
O sucesso deste projeto foi possível graças a uma parceria integrada entre os vários elementos da cadeia de fornecimento, como a TMG e a Stellantis, e ao know-how e suporte técnico do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro. «Desta forma, foi também possível testar e validar as interações entre as PUF e a pele sintética desenvolvida pela TMG de forma a otimizar e obter sinergias no compósito final», sublinha.
Em suma, o projeto EcoFoam permitiu à Flexipol desenvolver espumas inovadoras com melhorias significativas ao nível das emissões, odor, estrutura celular e resistência, posicionando-se como um modelo de inovação na indústria automóvel. «Com recurso ao conhecimento gerado e formulações desenvolvidas ou melhoradas no âmbito do projeto EcoFoam, o objetivo é e será a contínua validação destes produtos nas OEM anteriormente mencionadas sempre com a interface e apoio dos clientes diretos TIERs 1 e 2», conclui Gustavo Marques.
Consulte o website do projeto EcoFoam