A Continental Mabor, uma das maiores exportadoras de Portugal, tem alcançado uma sólida posição nos mercados internacionais. Com três projetos apoiados pelo COMPETE 2020, a empresa continua a inovar e a aumentar a sua competitividade.
Foco na diversificação de produtos
Pedro Carreira, presidente da Continental Mabor, explica que a empresa tem seguido uma estratégia clara para crescer no mercado global. “Sabemos que dependemos quase a 100% das nossas exportações”, destaca. Embora menos de 1% da produção seja destinada ao mercado português, a Continental Mabor tem apostado em produtos diferenciados, que lhe permitem competir em vários mercados internacionais.
Um dos principais focos tem sido a produção de pneus de Ultra High Performance (UHP). “Investimos fortemente na renovação do parque de máquinas para nos mantermos líderes na produção de pneus UHP”, acrescenta Carreira. Além disso, a empresa é pioneira no fabrico de pneus agrícolas radiais e pneus Off The Road (OTR), o que reforça a sua posição no mercado global.
Desafios logísticos e competitividade
Apesar do sucesso, a Continental Mabor enfrenta desafios significativos, especialmente no que toca à logística. “As questões logísticas são muitas”, afirma o presidente da empresa, sublinhando a necessidade de melhores infraestruturas, como a variante à EN14 e uma ferrovia mais eficiente.
Carreira alerta ainda para os elevados “custos de contexto” em Portugal, que dificultam a competitividade com outras fábricas do grupo. “Temos superado estas barreiras com eficiência, mas há limites ao que podemos melhorar”, observa. A empresa continua, no entanto, a expandir o seu portfólio, com tecnologias inovadoras como pneus anti-furo (sealant), pneus com redução de ruído (silent) para carros elétricos, e produtos agrícolas e fora de estrada.
O impacto do COMPETE 2020
Os projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 têm sido essenciais para o crescimento da Continental Mabor. “O COMPETE 2020 ajudou muito a colocar Portugal no mapa de investimentos do grupo Continental”, revela Pedro Carreira. Um dos projetos mais relevantes foi o desenvolvimento de pneus agrícolas, que levou à criação de um centro de testes e de investigação e desenvolvimento (I&D).
Este sucesso abriu portas para novos investimentos. “O sucesso dos pneus OTR trouxe um centro de I&D que está a crescer e começa a replicar, ainda em menor escala, o centro de I&D na Alemanha”, explica Carreira.
Apesar dos benefícios, Pedro Carreira alerta para a lentidão burocrática que compromete alguns projetos. “A morosidade nos processos levou-nos a perder oportunidades e a desistir de outras candidaturas”, lamenta.
Mesmo assim, a Continental Mabor continua a expandir e a consolidar-se como um dos principais players no setor dos pneus, destacando-se pela inovação e pela capacidade de adaptação aos desafios globais.
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