Saltar para o conteúdo principal da página

Criada unidade fabril para explorar o potencial de insetos

9 de Abril 2024 | Notícias

COMPETE 2020 alavanca investimento da Ingredient Odyssey para produzir fontes nutricionais e fertilizantes orgânicos biológicos.

A Ingredient Odyssey, empresa nascida em 2014 com o objetivo de explorar o potencial da utilização de insetos, criou a primeira unidade industrial – com 60 postos de trabalho – com tecnologia 100% circular de biotecnologia que, utilizando a mosca-soldado-negro aproveita e valoriza subprodutos de origem vegetal e utiliza-os para a produção sustentável de fertilizante orgânico, concentrado proteico e óleo de inseto.

Leia o testemunho de Daniel Murta, CEO & Founder da Ingredient Odyssey sobre o ponto de situação do projeto e a importância do apoio dos fundos comunitários.

A Ingredient Odyssey (IO) é uma empresa criada em 2014 com o objetivo de explorar o potencial da utilização de insetos na resolução de importantes desafios que a humanidade enfrenta, nomeadamente a necessidade de aumentar, de forma sustentável, as fontes nutricionais para os solos, para os animais e para os humanos, e o tratamento eficaz, sustentável e criador de valor de resíduos e subprodutos que atualmente representam problemas logísticos, económicos e ambientais mas possuem potenciais de aproveitamento que se desperdiçam.

Depois de intenso processo de Investigação & Desenvolvimento, o qual também foi apoiado pelo COMPETE 2020, através do Sistema de Incentivos à I&D empresarial, nomeadamente o projeto EntoValor, a Ingredient Odyssey conseguiu desenvolver e estabilizar um processo 100% circular de biotecnologia que, utilizando a mosca-soldado-negro (Hermetia illucens), permite aproveitar e valorizar subprodutos de origem vegetal e utilizá-los para a produção sustentável de fertilizante orgânico, concentrado proteico e óleo de inseto.

O passo seguinte no caminho da Ingredient Odyssey é a criação da primeira unidade industrial com esta tecnologia, tendo, neste sentido, a empresa apresentou uma candidatura Inovação Produtiva que foi aprovada e que já se encontra em execução, esperando-se o início da laboração para julho de 2022.

Esta próxima fase de desenvolvimento da empresa exige um investimento de 10,7 milhões de euros e o envolvimento de vários tipos de financiadores, entre os quais dois fundos de capital de risco e a banca.

Para a obtenção dos financiamentos necessários à realização deste investimento o COMPETE 2020 foi absolutamente fundamental, pois não só garante uma parte do financiamento, como desbloqueou os restantes financiamentos, nomeadamente a Banca que procurava garantias e os próprios fundos de capital de risco.

Esta nova Unidade irá implicar a criação de cerca de 60 postos de trabalho, com uma importante percentagem deles a serem ocupados por recursos humanos altamente qualificados.

Além da Unidade Industrial, a Ingredient Odyssey está igualmente a montar uma nova Unidade de I&D, que irá empregar 9 recursos humanos altamente qualificados, onde irá continuar os seus projetos de investigação e desenvolvimento, entre eles o projeto NETA, também ele recentemente aprovado e que também conta com o apoio do COMPETE 2020.

A Ingredient Odyssey é um exemplo de que os Fundos Europeus são fundamentais e assumem uma natureza complementar e adequada às diversas fases de desenvolvimento. A empresa teve inicialmente um apoio à Investigação e Desenvolvimento e, com esse apoio obteve resultados. Com esses resultados candidatou-se ao sistema de incentivos à inovação produtiva para construir uma unidade industrial e está a montá-la. Esperamos no futuro, quando for o momento adequado, contar com apoios à Qualificação e à Internacionalização, questões fundamentais para se poder vencer nos mercados globais, como é ambição da IO. 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 5,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 2 milhões de euros.

Links

Artigo EntoValor – Insetos como uma oportunidade na valorização de resíduos 

Ingredient Odyssey | Website 

Última atualização a 15 de Abril 2024

Artigos relacionados

23 de Maio 2024 Notícias

TMG Textiles vence nos iTechStyle Awards

TMG Textiles venceu nos iTechStyle Awards na categoria de melhor produto com o projeto ImpacTEX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, destacando-se pela inovação em equipamentos de proteção para motociclismo.

A carregar...