Saltar para o conteúdo principal da página

SIAC – Ações Coletivas -Internacionalização

28 de Fevereiro 2024 | aberto

COMPETE2030-2024-4


Tipologia de Ação

O presente aviso visa alavancar a internacionalização da economia através da promoção, prospeção e acesso a novos mercados e da dinamização integrada da oferta portuguesa das regiões menos desenvolvidas NUTS II (Norte, Centro e Alentejo).

Os beneficiários devem apostar no desenvolvimento e execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização, com vista a aumentar a competitividade e notoriedade do tecido empresarial das regiões referidas, através de abordagens de mercado, incluindo processos colaborativos de internacionalização, de partilha de conhecimento e de capacitação para a internacionalização, reforçando a orientação externa das PME e a sua vocação exportadora.

São abrangidas neste aviso convite as seguintes grandes ações:

  • Campanhas coletivas de promoção internacional, nomeadamente através da definição de campanhas de meios para a promoção da imagem e oferta das regiões NUTS II (Norte, Centro e Alentejo) nos mercados internacionais, bem como de presenças institucionais em certames internacionais de referência;
  • Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados;
  • Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através do desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos;
  • Promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado;
  • Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados.

Natureza dos Beneficiários

No âmbito do presente aviso, e considerando o definido no n.º 2, do artigo 150.º do REITD, as entidades passíveis de apresentar candidatura são:

  1. Associações empresariais e câmaras de comércio e indústria e agências de promoção turística
  2. Agências públicas com competências no domínio da internacionalização;
  3. Outras entidades sem fins lucrativos quando participem em projetos em copromoção com uma das entidades referidas, desde que justificado face à natureza da operação.

Área Geográfica

O presente aviso tem aplicação nas regiões NUTS II (Norte, Centro e Alentejo), sendo que os efeitos da operação a apoiar têm de se fazer sentir em pelo menos duas dessas três regiões.

Dotação orçamental

Dotação fundo indicativa disponível  neste avisoFundo e Taxa máxima de cofinanciamento
PITD – 10.000.000€FEDER85% 

Período de Candidatura

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 28/02/2024 a 30/04/2024 (18h).

Última atualização a 12 de Março 2024

Temas associados:

#Internacionalização #SIAC

Artigos relacionados

A carregar...